Ed. Infantil

EDUCAÇÃO INFANTIL

O trabalho pedagógico visa assegurar aos alunos o estudo das diferentes expressões e linguagens em todas as áreas do conhecimento, de modo a atender as características, potencialidades e necessidades específicas dessa fase da criança e/ou adolescente.

Baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Brasil, Ministério da Educação / Conselho Nacional de Educação, Resolução CEB n° 2, 1998), temos como eixos das propostas pedagógicas os seguintes princípios: “a) Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; b) Princípios Políticos dos Direitos e Deveres da Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática; c) Princípios Estéticos da Sensibilidade, Criatividade e Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais”. 

Desta forma o ensino na Educação infantil visa: a gestão do cotidiano escolar da criança e seu desenvolvimento psíquico, cognitivo e motor, envolvendo um trabalho coletivo de organização dos tempos de realização das atividades, dos espaços internos e externos em que essas atividades acontecem.

Organização e gestão dos materiais disponibilizados e, em especial, de reflexão sobre as maneiras de o professor exercer seu papel para responder às necessidades e interesses das crianças (ouvindo-as, oferecendo-lhes materiais diversos, dando-lhes sugestões e apoio emocional, organizando o ambiente, respondendo a elas de uma determinada maneira ou criando condições para a ocorrência de valiosas interações e brincadeiras envolvendo-as na exploração que fazem do mundo), possibilitando desta forma o desenvolvimento da criança.

 Cabe à equipe gestora e seus educadores, participando as famílias, planejar as experiências que serão exploradas no dia a dia em função dos um projetos de Educação construído coletivamente, avaliá-las com regularidade, realizar o registro de todo o processo e refletir sobre ele e ficar sempre atenta ao significado de decisões e ações, de acordo com as necessidades da comunidade escolar. 
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