Ensino Fundamental

ENSINO FUNDAMENTAL

O trabalho pedagógico visa assegurar aos alunos o estudo das diferentes expressões e linguagens em todas as áreas do conhecimento, de modo a atender as características, potencialidades e necessidades específicas dessa fase da criança e/ou adolescente.

Baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Brasil, Ministério da Educação / Conselho Nacional de Educação, Resolução CEB n° 2, 1998), temos como eixos das propostas pedagógicas os seguintes princípios: “a) Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; b) Princípios Políticos dos Direitos e Deveres da Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática; c) Princípios Estéticos da Sensibilidade, Criatividade e Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais”. 

Deste modo, o Ensino Fundamental deverá proporcionar ao aluno um trabalho de qualidade nas diferentes áreas do conhecimento, propiciando ambientes acolhedores, seguros, encorajadores, desafiadores, criativos, alegres e divertidos. Planejados para o envolvimento das crianças e adolescentes em tarefas interessantes e significativas; através de atividades que elevem sua autoestima, valorizem e ampliem as suas leituras de mundo e seu universo cultural, agucem a curiosidade, a capacidade de pensar, de decidir, de atuar, de criar, de imaginar, de expressar; tudo isso será proporcionado através da ludicidade com muitos jogos, brincadeiras, estudo da natureza, artes, expressão corporal, histórias contadas, imaginadas, dramatizadas, lidas, para que o ensino nesta faixa propicie a vivência de inúmeras experiências de aprendizagem significativas para o desenvolvimento integral do estudante.
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