Pastoral

Pastoral
A Congregação foi fundada para ser, na Igreja e no mundo, testemunha da fidelidade de Deus ao seu amor pelo povo judeu e para apressar o cumprimento das promessas referentes aos judeus e aos gentios. (Constituição 2). A Congregação foi fundada para ser, na Igreja e no mundo, testemunha da fidelidade de Deus ao seu amor pelo povo judeu e para apressar o cumprimento das promessas referentes aos judeus e aos gentios. (Constituição 2).

Theodoro Ratisbonne, nascido em Estrasburgo em 1802, de uma família judia em via de assimilação, recebera uma educação cheia de retidão e de afeição, mas de pouca formação religiosa. Escreve: Não gostava da minha religião nem de todas as outras.
De sua confusão brotou um dia esta oração: "Ô Deus, se existes realmente, faze-me conhecer a verdade, e juro que consagrarei a ela minha vida".
O ensino de um jovem professor de Filosofia, Luis Bautain, que hauria sua ciência nas Escrituras, encaminhou aos poucos Teodoro para a descoberta do Deus do Antigo e do Novo Testamento.

Foi batizado aos 24 anos, no Sábado Santo, 14 de abril de 1827. Durante sua vida, como cristão, depois como padre, encontrou na Palavra de Deus sua inspiração e seu apelo apostólico que se concretizar somente 15 anos mais tarde.

A 20 de janeiro de 1842, seu irmão mais jovem, Alfonso, recebeu em Roma, numa aparição de Maria, a graça da fé cristã. luz da Palavra de Deus, Teodoro decifrou o sentido do sinal recebido de Maria e, estimulado por seu irmão, fundou, em 1843, a Congregação das Religiosas de Nossa Senhora de Sion.

As finalidades educativas do Projeto Pedagógico definem as crenças, valores e propósitos da ação pedagógica nas dimensões humana cultural, sociopolítica e ética.
 
SEU NOME É "NOSSA SENHORA”
A Congregação nasceu de uma iniciativa de Maria: sua aparição a Afonso Ratisbonne, a 20 de janeiro de 1842, na Igreja de Sant'Andrea della Fratte, em Roma. 

SION É
"Sion í o verdadeiro nome de família da Santíssima Virgem." (Teodoro Ratisbonne). O nome Nossa Senhora de Sion escolhido pelo fundador, indica o sentido que tem, para nós, a pessoa de Maria. Filha de Sion por excelência, Maria viveu plenamente a fé e a esperança de seu povo. Disse sim a Palavra de Deus e se tornou mãe de Jesus, e o acompanhou até a cruz. Estava presente na Igreja que nascia. De posse da plenitude da redenção, ela nos aponta o destino ao qual somos todos chamados. (Constituições art. 9)
Nome Bíblico de Jerusalém, Cidade da Paz, símbolo do povo de Israel, a quem Maria pertence. É também a Jerusalém do fim dos tempos, para a qual nós caminhamos, lugar do ajuntamento na unidade de Israel e das nações. "Essa palavra lembra todas as esperanças de nossa vocação." (Teodoro Ratisbonne).

Para maiores informações acesse o site da Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion:
Clique aqui
Share by: