Ensino Médio

ENSINO MÉDIO

O trabalho pedagógico visa assegurar aos alunos o estudo das diferentes expressões e linguagens em todas as áreas do conhecimento, de modo a atender as características, potencialidades e necessidades específicas dessa fase da criança e/ou adolescente.

Baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Brasil, Ministério da Educação / Conselho Nacional de Educação, Resolução CEB n° 2, 1998), temos como eixos das propostas pedagógicas os seguintes princípios: “a) Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; b) Princípios Políticos dos Direitos e Deveres da Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática; c) Princípios Estéticos da Sensibilidade, Criatividade e Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais”. 

O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica e possui características bem especificas para o bom desenvolvimento dos estudantes. A finalidade do Ensino Médio, segundo a LDB 9394/96, em seu artigo 35º, é a seguinte:

I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Nossa missão é assegurar aos nossos jovens estudantes o cumprimento da LDB, possibilitando aos educandos concluir seus estudos de posse de uma formação completa, integrada, inclusiva e capaz de torná-los cidadãos críticos e conscientes de seu papel na transformação da sociedade. Através de aulas formais, aulas diferenciadas, projetos, teatros, debates, interação com o cotidiano, passeios culturais, simulados, entre outros, incentivamos nossos estudantes a fazer e ser a diferença que nosso mundo precisa. Nossa metodologia de trabalho concilia formação acadêmica de excelência com formação humana de altíssima qualidade. Com isso objetivamos alcançar integralmente a formação de nossos estudantes e suas famílias.
Share by: