Proposta Pedagógica

Diretrizes Gerais
 

O Colégio Sion Arujá defende como finalidades educativas promover e desenvolver nos educadores e educandos

- Uma atitude de curiosidade, reflexão e critica frente ao conhecimento e à interpretação da realidade, utilizando as diversas formas de linguagens do mundo contemporâneo;

- A compreensão dos processos naturais e o respeito ao meio ambiente como valor vital, a autonomia, a cooperação e a corresponsabilidade nos processos de desenvolvimento individuais e coletivos;

- O exercício da cidadania para a transformação critica, criativa e ética das relações sociais e do mundo do trabalho, a formação, motivação e competência para dar prosseguimento aos seus estudos.
       
Caracterização Didático-Pedagógica

O Colégio Sion, integrado à Rede Pitágoras de Ensino e a Rede de Colégios Sion do Brasil e do mundo, busca a excelência do processo ensino-aprendizagem. Temos como proposta as concepções socioconstrutivista e interacionista da educação, ou seja, favorecer a construção de conhecimento através de situações de aprendizagem significativas, vinculadas às necessidades e interesses do aluno e de sua realidade social.

Nosso trabalho visa desenvolver as habilidades e competências dos educandos, buscando a apreensão dos conteúdos e ampliação do conhecimento, para formação de cidadãos críticos, responsáveis, competitivos e solidários, respeitando as diferenças étnicas, culturais e sociais, tornando-os capazes de interferir e alterar o rumo do seu destino e o da nação.

Acreditamos no crescimento como valor que fundamenta a educação, este valor apresenta-se em três dimensões: a) Consciência de si; b) Relacionamento com o outro e c) Transcendência.

A primeira dimensão é o ponto de partida para o desenvolvimento da pessoa humana, na compreensão do corpo como parte do todo e da natureza, no reconhecimento do corpo através da atenção, percepção, aceitação e valorização. Ela objetiva criar condições para valorizar os sentimentos, expressá-los livremente e ampliar a percepção do que é sentido bem como compreender a importância da atividade intelectual, avaliar com autonomia e lucidez, apreender e relacionar dados de forma a criar respostas novas.

Na segunda dimensão propomos criar condições para que a pessoa: perceba a importância do relacionamento como fator de crescimento; admita que os outros tenham e expressem ideias e valores diferentes dos seus; seja flexível, considerando as adversidades como oportunidade de crescimento; perceba sua responsabilidade social, compreenda a importância do trabalho como: meio de aquisição de recursos, fator de crescimento emocional e intelectual, elemento que contribui para melhorar sua qualidade de vida da sociedade.

Na terceira dimensão propomos experiências que favoreçam: a compreensão do ser como único e integrante de um todo, o encontro da pessoa consigo e com o seu lugar no universo, o reconhecimento de que o homem é potencialmente um ser limitado mas com abertura pro transcendente.


CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DA PEDAGOGIA DOS COLÉGIOS DE NOSSA SENHORA DE SION.

1 - Diálogo com o conhecimento: Desenvolver nos alunos e alunas o espírito de pesquisa e de amor aos estudos.

2 - Diálogo com o coração: Educar nossos educandos para ouvir a voz do coração.

3 - Diálogo com a consciência: Respeitar a liberdade de cada aluno, estimulando-o a crescer em responsabilidade pessoal e social.

4 - Diálogo com o outro: Conhecer os dons pessoais de cada um e ajudar cada um a acolher a diferença do outro.

5 - Diálogo com o povo judeu e com os marginalizados: Ajudar nossos alunos e alunas a crescer na consciência das relações de Sion com o povo judeu e com os pobres e marginalizados na sociedade.

6 - Diálogo com a comunidade global e com a criação: Desenvolver nos alunos o sentido de pertencer a uma comunidade global e caminhar com eles no crescimento da convicção de que somos responsáveis por contribuir na construção da justiça, da paz, do amor e da preservação da criação.

 
SEGMENTOS:

EDUCAÇÃO INFANTIL
O trabalho pedagógico visa assegurar aos alunos o estudo das diferentes expressões e linguagens em todas as áreas do conhecimento, de modo a atender as características, potencialidades e necessidades específicas dessa fase da criança e/ou adolescente.

Baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Brasil, Ministério da Educação / Conselho Nacional de Educação, Resolução CEB n° 2, 1998), temos como eixos das propostas pedagógicas os seguintes princípios: “a) Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; b) Princípios Políticos dos Direitos e Deveres da Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática; c) Princípios Estéticos da Sensibilidade, Criatividade e Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais”. 

Desta forma o ensino na Educação infantil visa: a gestão do cotidiano escolar da criança e seu desenvolvimento psíquico, cognitivo e motor, envolvendo um trabalho coletivo de organização dos tempos de realização das atividades, dos espaços internos e externos em que essas atividades acontecem.

Organização e gestão dos materiais disponibilizados e, em especial, de reflexão sobre as maneiras de o professor exercer seu papel para responder às necessidades e interesses das crianças (ouvindo-as, oferecendo-lhes materiais diversos, dando-lhes sugestões e apoio emocional, organizando o ambiente, respondendo a elas de uma determinada maneira ou criando condições para a ocorrência de valiosas interações e brincadeiras envolvendo-as na exploração que fazem do mundo), possibilitando desta forma o desenvolvimento da criança.

 Cabe à equipe gestora e seus educadores, participando as famílias, planejar as experiências que serão exploradas no dia a dia em função dos um projetos de Educação construído coletivamente, avaliá-las com regularidade, realizar o registro de todo o processo e refletir sobre ele e ficar sempre atenta ao significado de decisões e ações, de acordo com as necessidades da comunidade escolar. 

 ENSINO FUNDAMENTAL

O trabalho pedagógico visa assegurar aos alunos o estudo das diferentes expressões e linguagens em todas as áreas do conhecimento, de modo a atender as características, potencialidades e necessidades específicas dessa fase da criança e/ou adolescente.

Baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Brasil, Ministério da Educação / Conselho Nacional de Educação, Resolução CEB n° 2, 1998), temos como eixos das propostas pedagógicas os seguintes princípios: “a) Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; b) Princípios Políticos dos Direitos e Deveres da Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática; c) Princípios Estéticos da Sensibilidade, Criatividade e Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais”.

Deste modo, o Ensino Fundamental deverá proporcionar ao aluno um trabalho de qualidade nas diferentes áreas do conhecimento, propiciando ambientes acolhedores, seguros, encorajadores, desafiadores, criativos, alegres e divertidos. Planejados para o envolvimento das crianças e adolescentes em tarefas interessantes e significativas; através de atividades que elevem sua autoestima, valorizem e ampliem as suas leituras de mundo e seu universo cultural, agucem a curiosidade, a capacidade de pensar, de decidir, de atuar, de criar, de imaginar, de expressar; tudo isso será proporcionado através da ludicidade com muitos jogos, brincadeiras, estudo da natureza, artes, expressão corporal, histórias contadas, imaginadas, dramatizadas, lidas, para que o ensino nesta faixa propicie a vivência de inúmeras experiências de aprendizagem significativas para o desenvolvimento integral do estudante.

ENSINO MÉDIO

O trabalho pedagógico visa assegurar aos alunos o estudo das diferentes expressões e linguagens em todas as áreas do conhecimento, de modo a atender as características, potencialidades e necessidades específicas dessa fase da criança e/ou adolescente.

Baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Brasil, Ministério da Educação / Conselho Nacional de Educação, Resolução CEB n° 2, 1998), temos como eixos das propostas pedagógicas os seguintes princípios: “a) Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; b) Princípios Políticos dos Direitos e Deveres da Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática; c) Princípios Estéticos da Sensibilidade, Criatividade e Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais”.

O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica e possui características bem especificas para o bom desenvolvimento dos estudantes. A finalidade do Ensino Médio, segundo a LDB 9394/96, em seu artigo 35º, é a seguinte:

I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Nossa missão é assegurar aos nossos jovens estudantes o cumprimento da LDB, possibilitando aos educandos concluir seus estudos de posse de uma formação completa, integrada, inclusiva e capaz de torná-los cidadãos críticos e conscientes de seu papel na transformação da sociedade. Através de aulas formais, aulas diferenciadas, projetos, teatros, debates, interação com o cotidiano, passeios culturais, simulados, entre outros, incentivamos nossos estudantes a fazer e ser a diferença que nosso mundo precisa. Nossa metodologia de trabalho concilia formação acadêmica de excelência com formação humana de altíssima qualidade. Com isso objetivamos alcançar integralmente a formação de nossos estudantes e suas famílias.
 
INTEGRAL

O Colégio Sion Arujá oferece como opção o período integral para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. As atividades realizadas no período integral iniciam-se às 7h30 da manhã e termina às 17h30. O trabalho contempla o equilíbrio entre atividades dirigidas, lúdicas, artísticas e esportivas, sempre planejadas para propiciar novos conhecimentos e aquisição de novas habilidades. Há também horário reservado para tarefa de casa e para descanso. No período da tarde, as crianças participam das aulas regulares.
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